A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil lançou na última semana, em Brasília-DF, o livro “Adepol do Brasil – Memórias e Lutas”. Esta é a primeira obra oficial da entidade, que tem mais de meio século de atuação. Durante a noite de autógrafos, a Associação reiterou seu compromisso na defesa da carreira do Delegado de Polícia, da Polícia Judiciária e da Segurança Pública do País.
A cerimônia teve como anfitrião o presidente da ADEPOL do Brasil, Dr. Rodolfo Queiroz Laterza, Delegado de Polícia, bem como os membros da atual Diretoria. Com o apoio da empresa Techbiz, o evento reuniu pouco mais de 200 pessoas, incluindo deputados federais e estaduais, representantes de entidades diplomáticas e da Polícia Civil de diversas partes do Brasil, bem como a alta cúpula da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
Quem compareceu ao encontro teve acesso em primeira mão ao livro, que tem distribuição gratuita e tiragem de 1 mil exemplares numa primeira edição. Em 64 páginas, a obra conta a trajetória de 52 anos de existência da Adepol do Brasil e destaca a atuação da entidade na defesa institucional e legislativa da carreira do delegado de Polícia.
Além da égide classista e corporativa da Associação, a publicação ressalta a incessante busca da entidade por um sistema de Justiça Criminal eficaz e por uma Segurança Pública que atenda com maior eficácia à sociedade brasileira, tão sofrida e aviltada por uma estrutural criminalidade de causalidades múltiplas.
Em seu discurso, Laterza foi enfático sobre a necessária valorização das forças de Segurança por parte da população e da importância da união da classe policial:
“Sociedades com padrões civilizatórios avançados valorizam os policiais. No Brasil, policiais que, diuturnamente, são a guarda da sociedade, muitas vezes, são incompreendidos. Quando morrem, se tornam mera estatística, e não são mais lembrados. Clamo para que, independentemente de convicções ideológicas, possamos nos unir em prol dos policiais do Brasil. Este livro chega para coroar a eternidade e a perenidade de homens que lutaram para que nós, Delegados de Polícia, pudéssemos estar aqui hoje”.
O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, marcou presença no lançamento de “Adepol do Brasil – Memórias e Lutas”. Na oportunidade, ainda representou oficialmente o ministro da Justiça, Flávio Dino. Em seu pronunciamento, Alencar reforçou os valores da entidade, sobretudo no amparo às prerrogativas dos Delegados e da Polícia Judiciária:
“Este evento, indiscutivelmente prestigiado, demonstra a importância da Associação na estruturação da Polícia Judiciária e, consequentemente, no enfrentamento dos problemas de Segurança no Brasil, tão desigual e violento. Mas é este mesmo País que tem na Polícia Judiciária e na Polícia Civil um dos pilares de atuação política muito comprometida com a população e com o futuro”.
A ADEPOL-PR esteve no evento, representada por seu Presidente Dr. Gutemberg L. N Ribeiro e do Diretor Financeiro Dr. Daniel Fagundes, que além do lançamento também participaram de diversas reuniões e encontros na Capital Nacional como no SENASP, onde foram recebidos pelo Secretário, Ex-deputado Federal Tadeu Alencar, o Diretor Cel. Fernando Alencar, juntamente com anfitrião Dr. Pedro Felipe C. de Andrade, Delegado de Polícia do Paraná, lotado naquele órgão.