Posts

ADEPOL presta apoio ao Delegado de Almirante Tamandaré

26 de setembro de 2017

             A Diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná, através do seu Presidente Dr. João Ricardo Képes Noronha, e de seu Diretor Jurídico Dr. Pedro Filipe Cruz Cardoso de Andrade, esteve presente ontem (25.09.2017) na Delegacia de Polícia de Almirante Tamandaré, que tem atravessado graves problemas relacionados a custódia ilegal de presos, prestando apoio ao associado Dr. Tito Barrichello e sua equipe.

              Em que pese haver decisão judicial transitada em julgado determinando a desativação da carceragem e a retirada das grades para que não haja novos encarceramentos, o Estado do Paraná não cumpriu a decisão, e continua mantendo sob custódia no local 36 (trinta e seis) presos, muitos dos quais já condenados, em um local onde só caberiam 8 (oito).
 
               Após fuga ocorrida na madrugada do último dia 18.09.2017, a Juíza Corregedora dos presídios da Região, Dra. Inês Marchalek Zarpelon, voltou a determinar a interdição da carceragem, dando 24h para que o Estado retire todos os presos do local e desative definitivamente o espaço improvisado usado para a custódia ilegal dos presos. O Departamento Penitenciário do Estado do Paraná foi notificado na última quinta-feira (21.09.2017), mas ainda não houve o cumprimento da decisão judicial.

                Após a visita à Delegacia, que foi acompanhada pela imprensa, os diretores da ADEPOL, juntamente com o Delegado Titular da Comarca, se reuniram com a Juíza e a Promotora que cuidam do caso, ficando acertado a realização de uma somatória de esforços conjuntos, objetivando o esclarecimento a população e para que finalmente haja o cumprimento da decisão judicial por parte do Estado do Paraná.

               “Estão de parabéns tanto o Delegado Dr. Tito, quanto a Juíza e a Promotora, que estão enfrentando com rigidez e coragem essa situação da custódia ilegal dos presos em Delegacias de Polícia, que infelizmente se repete no Estado inteiro. Mostramos aqui hoje através da imprensa que nos acompanhou que o discurso político do Governo do Estado não corresponde a realidade, que continua sendo de abandono e omissão à Polícia Civil, e à sociedade Paranaense, como bem destacou a Dra. Inês em sua sentença. Daremos todo apoio necessário às autoridades constituídas aqui de Almirante Tamandaré, para que possamos resolver de vez esse absurdo, já estamos entrando em contato com a Câmara de Vereadores aqui da cidade, para que possamos realizar uma grande Audiência Pública aqui em Almirante Tamandaré, com a participação da população, da sociedade civil organizada e das autoridades responsáveis por apresentar uma solução para o problema A sociedade precisa conhecer o descaso com o qual a Polícia Judiciária está sendo tratada no Estado do Paraná e os reflexos direto disso na vida do cidadão, que fica cada vez mais a mercê da violência e da falta de efetividade nas investigações criminais”, ressaltou o Presidente João Ricardo Képes Noronha.

Clique aqui para ver a decisão judicial que determina novamente a desativação da carceragem.

             

 

Participe da associação, estamos esperando por você!

Entre em contato