No último dia 27 de Setembro, servidores públicos de todo o estado realizaram uma grande manifestação na cidade de Foz do Iguaçu, paralisando o trânsito próximo à Ponte da Amizade, fronteira com o Paraguai. A mobilização foi organizada pela União das Forças de Segurança (UFS) e pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES). Denominado Dia do Basta!, o movimento recebeu caravanas de servidores vindos de diversas cidades do estado, contando também com a participação de Delegados de Polícia e do Presidente da ADEPOL-PR, entidade que integra a UFS.
Em seu discurso durante o ato, Dr. Daniel Fagundes lembrou que as perdas salariais dos servidores públicos no últimos cinco anos chegam a mais de 25%, em contrapartida, a inflação somente no último ano cresceu cerca de 10%. “O preço de praticamente todos os serviços subiram. Luz, água, combustíveis, alimentação são um exemplo disso. Sem valorização, o servidor público acaba trabalhando desmotivado e isso acaba afetando diretamente a qualidade do serviço público oferecido à população paranaense”.
A manifestação contou com a participação de cerca de 1000 profissionais da saúde, policiais civis, científicos, penais e militares, professores, funcionários de escolas, técnicos de instituições do ensino superior e trabalhadores de outros segmentos.
Confira abaixo o discurso na íntegra do Presidente da ADEPOL-PR, Dr. Daniel Fagundes.