Os 186 escrivães aprovados no último concurso da Polícia Civil do Paraná, realizado em 2018, tomarão posse no próximo mês de dezembro e estarão aptos ao trabalho após o término do Curso de Formação da Escola Superior da Polícia Civil, previsto para maio de 2021. Devido a pandemia do Coronavírus, o curso será na modalidade EAD (Ensino à Distância) e terá início em 04 de janeiro.
Após a conclusão das 900 horas de curso, os novos Escrivães serão distribuídos pelas Delegacias de Polícia de Curitiba e região, além de cidades do Interior do Estado, conforme necessidade.
Para Dr. Daniel Fagundes, Presidente da ADEPOL-PR, a nomeação dos novos integrantes da PCPR irá desafogar os trabalhos acumulados de diversas delegacias. “Não é de hoje que a Polícia Civil do Paraná sofre com o déficit no quadro de pessoal. O concurso, realizado em 2018, a convocação, posse e posterior distribuição dos profissionais nas unidades da Polícia Civil é uma luta antiga da ADEPOL. As nomeações, que vem em boa hora, estarão, com toda certeza, somando e desafogando o trabalho de diversas unidades da Polícia Civil, principalmente do interior do Estado, porém, com os novos profissionais, chegaremos a aproximadamente 900 Escrivães no Paraná, número bem inferior ao quadro previsto em lei que é de 1400 profissionais”.
Concurso PC PR reuniu mais de 41 mil inscritos
No total, a seleção da Polícia Civil do Paraná registrou 41.156 inscrições. Com jornada de 40 horas por semana, a remuneração inicial do escrivão é de R$ 5.752,41. Já o regime de admissão é o estatutário, que assegura a estabilidade no emprego.
Os candidatos tiveram seus conhecimentos avaliados por meio das seguintes etapas:
1 provas objetiva.
2 redação.
3 exame de saúde.
4 teste de aptidão física.
5 análise de saúde.
As provas objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório, foram realizadas nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina. As demais fases aconteceram somente em Curitiba. Foram 633 profissionais aprovados.
A validade do concurso PC PR é de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.